Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

OAB

Oi!

há 5 anos

"Sim, sou Advogado!". Só que não!!

 Um dos pré requisitos para ser o Profissional do Direito chamado de Advogado é a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados conforme art. , IV, do EAOAB (Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil).

DOS FATOS INICIAIS

 Retornei meus estudos após 12 anos fora da Advocacia. Formado em 2005, na Faculdade de Direito de São Carlos, FADISC, voltei a morar em minha Cidade Natal chamada Guaíra SP em 2006 e comecei a estagiar em um Escritório de Advocacia aqui em minha cidade, de um Tio meu Advogado. Tinha acabado de prestar a prova da OAB pela primeira vez, totalmente sem achar que iria ser aprovado...e não fui mesmo!. Após alguns meses, nem sei bem o porquê, sem muita perspectiva se iria advogar ou não, acabei saindo do escritório de meu Tio/Primo para ir ajudar minha mãe em um Escola de Aulas Particulares que ela acabara de abrir em nossa cidade. Passados 5 anos, resolvi que queria "sair para o mundo" e que a Escola não era meu futuro. Advogar, nem pensava!. Consegui um emprego de Vendedor de Chip de Celulares para os comércios e até revendas das Operadoras. Gostava do trabalho, além de ganhar relativamente bem, com plano de saúde completo, carro com aluguel pago, vale alimentação etc, após 3 anos me cansei. Sabia o serviço, ganhava prêmios e tinha dinheiro mas estava cansado de acordar tão cedo, viajar, não tinha na época muita perspectiva de crescer no emprego quando decidi VOLTAR A ESTUDAR O DIREITO e prestar o Exame da Ordem dos Advogados.

DA PROVA NO EXAME DA ORDEM

 Na primeira real tentativa, em 2016 acertei 30 questões na 1ª fase. Fui mal, mas sabia que dava para melhorar. Estudei assistindo aulas no YouTube, comprando livros na promoção na Internet, fazendo exercícios de Aplicativos para a prova da OAB e na segunda tentativa acertei 40 questões (são 80 necessitando acertar 50%) e estava em fim Aprovado. Só que na PRIMEIRA FASE. Agora vinha a SEGUNDA FASE, que escolhi na área de Penal, matéria que mais gostava de estudar e tinha mais livros.

 Prova da Segunda Fase. Não sabia "nem onde eu estava". Errei a Peça Processual e nas perguntas respondi tudo correndo conforme achava os artigos sem saber bem o que estava escrevendo. Resultado: Nota 2,50

"Repescagem". Após assistir muitos vídeos sobre o assunto momento processual, videos de Revisão para a 2 fase, ler resumos; Acertei a peça, um Memoriais. Fiz algumas, das questões, correndo também e Nota: 2,35

Voltando a primeira fase (são duas chances quando se passa para a 2 fase não conseguiu, volta para a primeira fase) no Exame seguinte consegui ser aprovado na Primeira fase do Exame novamente. Ufaa!

Segunda Fase: Nota 5,4 (precisava de 6,0)! Quase infartei mas, fazer o que, ainda tenho 1 chance. Feita a prova novamente, Nota: 4,0. Decepção total. Mas não, eu não iria desistir, já tinha chegado até ali. Vamos para a Primeira Fase novamente.

Primeira fase novamente: 39 (faltou 1)

Primeira fase novamente de novo 39 (faltou 1, sim não deu)

Primeira fase novamente: Não fiz e fui procurar um Emprego de Vendedor, onde consegui e fiquei 5 meses não sendo reconhecido e sem motivação alguma até que pedi demissão e motivado fui prestar o Exame novamente (contrariando esposa, familiares, amigos e muitos). Aprovado novamente! Felicidade Total. Que venha a 2 fase!

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Prestei a 2 fase do Exame há 3 dias. Sempre na Área de Direito Penal, que gosto realmente de estudar e acredito que será minha área de atuação.

 Acertei o Recurso que foi um Agravo em Execução (em penal é o único Agravo, alguns erram isso na prova). Tinham 4 teses para desconsiderar a decisão do juiz quanto a Progressão de Pena. Consegui fazer e fundamentar algumas dessas teses. Também acertei o endereçamento e fiz 2 peças, a de Interposição e as Razões (muitos também erraram na prova). Pedi a Retratação e acertei parte do Pedido.

 Nos Exercícios consegui fazer todos, já que comecei pelas questões. Acredito que acerte 1 ou 2 questões inteiras (são a) e b), no máximo, e algum meio acerto salvador de alguma das alternativas (são 4 questões dissertativas a) e b). Enfim, consegui entregar a prova dentro do tempo, o que muitos não conseguiram.

 Agora estou aqui aguardando o resultado, sem emprego, sem saber se passei mas com uma única certeza: EU VOU CONSEGUIR, SEREI UM ADVOGADO!!

Saudações a todos os amantes do Direito e dos estudos. Abraços!

  • Publicações1
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações84
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab/746648765

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)